Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Para casais I



Pessoas, vocês não têm ideia de como eu me interesso por essa história de relacionamentos. E foi assim que passei a estudar as teorias de Gary Chapman. Vasculho cada grão de medo, de ressentimento, de saudade, de amor covarde. Procuro entender as condições da convivência, a inibição dos impulsos, o desconhecimento de causa de quem ainda não sabe o que sente. Ser humano é o único animal que controla seus instintos. Pobre ser distinto. Se enrola todo com a capacidade que possui de utilizar as melhores maneiras  de se relacionar.

Por exemplo, o amor. O mais perfeito de todos os sentimentos que Deus pôs na Terra. É tantas vezes confundido, deixado de lado. Às vezes vivido sem existir (o que nem sempre é ruim), às vezes escondido quando deveria se libertar (o que nem sempre é ruim). O amor é assim, passível de interpretações. Talvez seja por isso que seu relacionamento anda em crise ou perdendo parte aquele fervor do início. Culpa das más interpretações, dos desencontros dia após dia que você empurra pra baixo do tapete.

Você ama sua esposa, mas às vezes é tão difícil entendê-la. Nos últimos tempos tem posto a olhá-la e pensado que talvez ela não seja a mesma garota que você conhecera. Aquela, tão meiga, que adormecia no seu colo assistindo filme e deixava a panela de brigadeiro pra lavar no dia seguinte. 

Ou então, já sei! Pense num exemplo melhor, mais constante.  Quando é ela a insegura da história. Mulher quando cisma passa a semana toda querendo saber o porquê de você estar estranho, tão quieto. Ainda questionam a honestidade, sinceridade, intensidade (sei lá o que nós queremos) do seu sentimento, como se fossem aceitar e aguentar assim tão fácil uma resposta negativa. Mulheres são loucas! Foram presenteadas com o sexto sentido, mas não com termômetros, bússolas ou qualquer outro instrumento que o meça, direcione ou regule.

Mas enfim, embora as mulheres algumas vezes façam tempestade em copo d'água (confesso!), no fundo, no fundo há uma certa lógica em suas queixas. Sabemos que é inadmissível acostumar-se à situação se essa não está perfeita. Poxa, escolhemos você e é o que queremos. Que você nos queira.

Entender o porquê dos desentendimentos é o primeiro passo pra um recomeço, pro despertar daquela antiga e avassaladora paixão. Porque venhamos e convenhamos, paixão que dorme perde a identidade, e deixa de ser paixão

Na verdade, vocês se amam. O problema tá na comunicação ineficaz e na discordância do que vocês entendem por amor. Compreendendo o que faz sua esposa se sentir amada e explicando a ela o seu lado da moeda, vocês se ajudam e reconstroem uma convivência mais que tolerável: gostosa. Assim vocês verão um re-namoramento mútuo.

Bem, por hoje é o que eu posso dizer. No próximo post retornarei com a parte científica do assunto. Conheceremos as 5 linguagens do amor. 


-

Um comentário:

  1. Achei muito inteligente ter aceitado o convite à usar seus conhecimentos nesses bate-papos práticos que tem com suas leitoras!Muito interessante!Parabéns!

    ResponderExcluir

Caso você não tenha um blog ou qualquer outra conta, marque a opção ANÔNIMO em Comentar como, logo abaixo do quadro onde você escreverá seu comentário.

Deixe aqui a sua opinião. Ela é importante pra mim =D